Oradores

Albertina Lima de Oliveira

Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da mesma universidade. Psicóloga e doutorada em Ciências da Educação. Formadora certificada de Mindfulness pelo Centre for Mindfulness Research and Practice da University of Bangor (Reino Unido) e membro da Associação Portuguesa para o Mindfulness. Introduziu a disciplina de Educação para o Mindfulness no plano de estudos da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, na última revisão curricular. É praticante de meditação e yoga há mais de 20 anos e tem realizado diversos cursos breves e retiros, entre os quais com J. Kabat-Zinn, Mark Williams, Rebecca Crane, Karunavira, Mingyur Rinpoche, Diego Hangartner bem como participou nos dois primeiros Summer Research Institute organizados pelo Mind and Life Europe, na Alemanha.

Ana Maltez

Ana Maltez é licenciada em História e Ciências Sociais pela Universidade dos Açores. À sua formação inicial, concluída em 1987, foi adicionando toda a formação que se impôs a nível científico, pedagógico e das áreas da Psicologia para dar resposta às diferentes funções em coordenação disciplinar, como diretora de turma, na educação especial, em gabinetes de saúde e de apoio ao aluno e famílias.

Se fosse hoje criança seria hiperativa; na sua idade é só muito curiosa e apaixonada pelos desafios que abraça.

No primeiro confinamento fez formação em Mindfulness para poder ajudar uma turma do secundário e, no mergulho em si, descobriu um novo projeto de vida.

Sabino Soares

Sabino é apaixonado por Mindfulness e dança como meios de conquistar uma vida com maior qualidade e tem dedicado os últimos 6 anos da sua vida a ensinar e partilhar a crianças, jovens, professores e pais como obter um verdadeiro equilíbrio entre o corpo, emoções e mente e, consequentemente, lidar melhor com o stress. É professor numa escola pública, criador do Programa Bkind (Mindfulness) e fundador da Ecstatic Dance Faro e Lagos, que se pode traduzir como "Dança Êxtase", ou seja uma dança consciente que reúne muitas pessoas todos os meses.

Facilitadores

Olga Prada

Olga Prada tem uma mente inquieta, curiosa e criativa. É uma sonhadora e adora trazer “o brincar” para a vida. Foi na sua busca de crescer e aprender cada vez mais, e na sua dificuldade de viver com tranquilidade a experiência escolar dos seus filhos, que enveredou pelo caminho da Educação Mindfulness.

A Meditação já tinha surgido na sua vida, aos 25 anos, quando fez o seu primeiro curso de Meditação, mas foi com o Mindfulness, aos 38 anos, que muito se transformou na sua vida. Desde aí, não para de pesquisar, estudar e descobrir mais e mais mundo no Desenvolvimento Pessoal e Espiritual.

Vânia Mateus

A minha paixão pela educação vem desde menina, quando brincava às escolas e eu escolhia ser a professora. Aos 18 anos percebi que me identificava mais com a educação não formal e formei-me em Educação Social.

Tenho mais de 20 anos de experiência profissional, em intervenção comunitária, educação parental, programas de promoção e desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais junto de crianças, jovens e adultos próximos das crianças.

O meu sonho de um mundo melhor levou-me a estudar psicoterapia somática em biossíntese com o objetivo de poder facilitar o encontro com o lugar mais saudável de cada um de nós e poder trazer o mais puro e mais nobre de cada um a este mundo.

Nesse caminho cruzei-me com o Mindfulness! Para mim uma filosofia de amor, que trago comigo todos os dias e tento inspirar e expirar.

Sou facilitadora de Mindfulness em contextos educativos, desenvolvo programas de inteligência emocional e Mindfulness em turmas de crianças e facilito a formação de equipas técnicas.